4 lições de gestão de tempo para consultórios

Imagine só você olhar para o relógio, ver que já é sexta-feira, quase hora de encerrar o expediente do seu consultório, dar uma olhada na agenda e calcular quantos pacientes faltaram a uma consulta devido a algum imprevisto. É impossível não sentir aquela sensação de que o tempo poderia ter sido mais bem aproveitado, não é mesmo?

Por isso, fazer uma boa gestão de tempo tem se tornado algo cada vez mais importante nos dias de hoje — para que o nosso dia a dia seja otimizado e para que nós sejamos mais produtivos.

Continue a leitura deste post, confira 4 lições de gestão de tempo para consultórios e faça muito mais proveito do seu tempo a partir de agora!

1. Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia não é apenas uma grande aliada para os seus momentos de lazer, mas também é uma excelente aliada da área médica — por isso, use-a ao seu favor. Existem diversos aplicativos e softwares na área da gestão de tempo que podem otimizar o seu dia a dia e aumentar a sua produtividade.

Dois exemplos de como a tecnologia pode lhe ajudar com a gestão de tempo são o Evernote e o Smartr. O Evernote é um aplicativo que você pode ter no seu celular, bem simples de utilizar, que pode lhe ajudar a ter mais controle sobre seus compromissos profissionais e pessoas, até intercalá-los tornando seu dia a dia mais bem aproveitado.

VEJA TAMBÉM:  O que preciso saber sobre laudo à distância?

Nesse aplicativo também é possível criar notas com lembretes, nomes de pacientes, compromissos futuros etc., deixando seu tempo muito mais organizado.

Já o Smartr é um aplicativo cuja finalidade é gerenciar os seus contatos que estão espalhados em agendas, redes sociais, contas de e-mail e outros dispositivos móveis e colocá-los todos no mesmo lugar. É ideal para consultórios porque você pode integrar o contato dos seus pacientes e contatá-los com muito mais facilidade.

2. Faça uso das agendas

Se tem algo que é essencial para fazer a gestão de tempo é uma agenda — daquelas bem organizadas. É preciso ter muita atenção na hora de fazer agendamento de consultas e outros compromissos, pois basta um horário marcado errado para gerar um furo, criar um desperdício de tempo e bagunçar todos os outros compromissos.

Por isso, tenha uma agenda e mantenha-a sempre bem organizada para reduzir o tempo de espera dos seus pacientes e minimizar as chances de erros na marcação de consultas e compromissos.

3. Tenha mais sincronia de trabalho com a secretária

É muito importante que você, médico, trabalhe em sincronia com a sua secretária. Essa é a maior lição para que sejam evitados erros e furos na sua agenda, que deve ser seguida e monitorada não apenas pelo médico, mas também pelos outros colaboradores do consultório. É fundamental que todos evitem atrasos.

VEJA TAMBÉM:  Big Data na medicina: como usar dados para promover a saúde?

Além disso, é muito comum o surgimento de imprevistos em consultórios médicos, como representantes de laboratórios que aparecem para apresentar novos medicamentos. Sempre que isso acontecer, peça para a secretária marcar um horário com esses representantes na agenda. Evite parar o que está fazendo ou atrasar alguma consulta de paciente para atender essas demandas.

4. Padronize o tempo das consultas

É muito importante que haja um padrão no tempo das consultas para que a secretária tenha mais facilidade na hora de marcar consultas e os pacientes não tenham que esperar muito tempo na recepção antes de serem atendidos, diminuindo, assim, o risco de insatisfação.

É importante compreender que uma primeira consulta dura mais tempo do que uma consulta de rotina ou um retorno. Por isso, é interessante passar essas informações para a secretária para que a sua agenda possa ser otimizada.

Com essas simples dicas de gestão de tempo para consultórios certamente seu dia a dia já se tornará bem mais produtivo. Quer conferir mais dicas? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *