5 dicas de marketing para laboratórios de imagens e clínicas médicas

A área da saúde está em franca propagação no Brasil devido à divulgação realizada pelos planos de saúde. De acordo com o IBGE, existem mais de 45 milhões de convênios. Esse cenário tem estimulado a alta procura por laboratórios de análises clínicas.

Atrair clientes não é uma tarefa fácil, é preciso algumas estratégias para conquistar destaque no mercado. O marketing tem sido uma importante ferramenta para promover produtos e serviços, também na área médica.

Com este artigo você vai entender como o marketing para laboratórios de imagens pode ser a solução para aumentar os ativos dessas empresas, bem como a demanda de clientes.

Veja agora 5 planejamentos de marketing que você pode fazer para que o seu laboratório tenha sucesso:

1. Mantenha sempre a organização e a limpeza do laboratório ou da clínica

Essa é uma das principais maneiras de atrair pacientes, pois a primeira impressão sempre é a que fica. Se seus visitantes chegam e veem um ambiente limpo, com um bom aroma e organizado, eles podem perceber que estão em um lugar de alto nível com pessoas que prezam pela organização e higiene. Isso ajuda no marketing boca a boca.

2. Faça uso da tecnologia para oferecer um atendimento de qualidade

A tecnologia trouxe avanços e maior praticidade e comodidade em diversos segmentos, inclusive na medicina. Hoje é possível ter aparelhos que facilitam bastante o trabalho dos médicos, com resultados emitidos on-line de forma quase instantânea. A telemedicina está em constante crescimento e é impossível não utilizá-la.

VEJA TAMBÉM:  Saiba como melhorar sua produtividade na gestão de laboratório

A telemedicina permite ao médico complementar melhor sua análise por terceirizar laudos de acordo com a deficiência de especialistas de onde sua clínica é localizada, ao mesmo tempo, ele pode consultar especialistas de outros lugares de forma bastante rápida.

3. Divulgue nas redes sociais

Hoje em dia a presença nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, é muito importante para empresas de saúde. Isso ajuda a ter maior aproximação com pacientes.

É possível, nessas redes, construir autoridade por postar dicas de saúde ou outras relacionadas à sua especialidade. Dessa forma, o conteúdo despertará o interesse das pessoas em seguir a sua clínica ou laboratório, ajudando você a estar mais presente na mente delas.

4. Crie uma boa estratégia de atendimento

O bom atendimento é essencial para qualquer estabelecimento médico. Atender bem envolve ter atenção ao conforto e bem-estar dos pacientes antes que eles sejam atendidos. Assim, procure treinar recepcionistas a serem corteses e atenciosos com os pacientes, pois o bom atendimento é como um cartão de visitas.

Usar ferramentas on-line para saber como está o paciente é também importante. Lembretes via SMS ou WhatsApp antes e depois da consulta são detalhes que podem fortalecer e criar um vínculo mais humanizado.

5. Mantenha sua publicidade de acordo com os códigos de ética

A área da saúde, como qualquer setor, precisa de divulgação, porém existem normas que devem ser respeitadas, regras que estão contidas no código de ética desse segmento.

VEJA TAMBÉM:  Por que clínicas precisam se preocupar com uma segunda opinião médica?

É importante que laboratórios e clínicas evitem a mercantilização dos seus serviços. Um profissional da área médica não deve fazer divulgação dos seus serviços de forma comercial ou criando propagandas sensacionalistas e exageradas.

Ao criar a estratégia de marketing para laboratórios de imagens, a publicidade deve ter sempre caráter informativo e de divulgação de conhecimentos já comprovados e aceitos.

E então, gostou desse artigo e quer aprofundar seus conhecimentos? Já ouviu falar sobre Telemedicina? Baixe agora o nosso e-book e saiba mais sobre essa nova tecnologia da área médica!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *