Afinal, como a telemedicina garante a rapidez do diagnóstico?

A telemedicina constitui um conjunto de todas as ferramentas que facilitam e permitem o atendimento de pessoas a distância. Sem dúvida, destaca-se como uma inovação importante para a medicina, já que assegura a rapidez do diagnóstico, o que é essencial para definir o tratamento do paciente com mais agilidade.

Além de ser a solução do futuro — devido à previsão de número insuficiente de médicos para o aumento da longevidade das pessoas —, a telemedicina representa atualmente a saída para clínicas de imagem que desejam emitir laudos de imagem com mais velocidade e menor custo.

Mas afinal, como a telemedicina pode agilizar o diagnóstico? E como o uso dessa ferramenta pode ainda reduzir os custos com laudos médicos? Confira a seguir!

Laudos emitidos a distância

Algumas clínicas de imagem possuem os equipamentos necessários mas não têm como arcar com a despesa de um especialista in loco. Como proceder nessas situações? A telemedicina permite a terceirização desse tipo de serviço a distância.

O médico especialista recebe as imagens do exame remotamente. A partir delas, ele interpreta os dados e pode emitir o laudo e enviá-lo à clínica.

Essa iniciativa agiliza o processo de laudar os exames, assegurando a rapidez do diagnóstico além de reduzir os custos.

Rapidez para emitir laudos

O que fazer quando o paciente não é assistido por um especialista na área e que, portanto, não tem a habilidade para analisar um exame específico?

VEJA TAMBÉM:  Consultas presenciais ou telemedicina: qual é a mais indicada?

Nessas situações, ter o laudo de determinado exame já pronto é essencial para que o médico possa dar o diagnóstico e estabelecer o quanto antes a linha terapêutica mais eficaz.

Caso contrário, até que o paciente consiga ser atendido por um especialista pode demorar dias ou meses, o que retarda o diagnóstico e, como consequência, o início do tratamento.

Com a ajuda da telemedicina, situações como essa são evitadas. Afinal, o médico assistente pode receber um laudo em poucas horas.

Para isso, basta que o resultado do exame seja transmitido em tempo real para um especialista a distância. Assim, por meio da mesma tecnologia, o laudo também é disponibilizado, e rapidamente está entregue em mãos ao médico que assiste o paciente. Tudo isso com praticidade, e acima de tudo, sem demora.

Laudos avaliados por equipes multidisciplinares

Em uma área tão ampla como a medicina, mesmo que o profissional seja altamente especializado, é impossível ter conhecimento sobre todas as situações.

Por isso, eventualmente, é necessário que um médico de determinada especialidade também dê sua opinião sobre algum exame. Afinal, estabelecer o diagnóstico preciso é essencial para oferecer o tratamento mais adequado.

Com o auxílio da telemedicina, essa realidade é cada vez mais presente. Isso porque, com essa ferramenta, é possível que médicos compartilhem dados de exames e troquem experiência independentemente da distância que os separa.

VEJA TAMBÉM:  4 dicas fundamentais para montar uma clínica de telemedicina

É dessa forma que um especialista brasileiro, por exemplo, pode se comunicar com outro de um país estrangeiro caso seja necessário e discutir um caso específico até definirem juntos qual é a provável doença e o melhor tratamento.

Portanto, tanto o paciente quanto o profissional saem ganhando com o auxílio da telemedicina. Afinal, a rapidez do diagnóstico que ela permite é vantajosa para todos.

Gostou do nosso post sobre como a telemedicina pode assegurar a rapidez do diagnóstico? Então entre em contato conosco e descubra como aliar equipamentos de imagem e a telemedicina!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *