Com garantir a eficiência no atendimento de clínicas e laboratórios?

A rotina diária corrida é uma realidade de grande parte da população atualmente — principalmente de jovens adultos. É preciso muita organização de tempo para conciliar trabalho, família, lazer e cuidados com a saúde. Estamos sempre em busca das soluções mais práticas e ágeis para resolver os problemas que surgem.

O grande tempo de espera que ocorre em muitas clínicas e laboratórios gera um alto nível de estresse: para o cliente, que necessita de agilidade no serviço, e para a empresa, que tem que lidar com pacientes insatisfeitos.

Por isso, é importante investir em estratégias que levam à eficiência em clínicas e laboratórios. Confira algumas a seguir!

Comunicação efetiva com os pacientes

A comunicação com o paciente precisa ser direta e clara em todas as etapas que envolvem sua ida à clínica ou laboratório, e não só no momento que estão lá.

As ferramentas de divulgação do trabalho feito na clínica ou laboratório devem informar quais as consultas e exames realizados, endereço completo, horário de funcionamento e preparação para determinados exames.

Uma estratégia que funciona muito bem hoje em dia é o envio de lembretes ao paciente pelo celular, de preferência por mensagem ou e-mail, confirmando data e horário de agendamento e considerações específicas da consulta ou exame.

Experiência agradável

Imagine a situação: você chega a uma clínica ou laboratório lotado, sem lugar para se sentar. A secretária te trata de forma ríspida. Não há revistas ou café na sala de espera. Quando finalmente é chamado para o exame ou consulta, o profissional de saúde mal olha para você e te dá um tratamento genérico.

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Difícil você voltar nesse estabelecimento, certo? Todos esses detalhes fazem diferença para criar uma experiência agradável, aumentando a chance de que aquele paciente volte para se consultar. Ter uma equipe de confiança que entende a missão da clínica é de suma importância para a eficiência em clínicas e laboratórios.

Tecnologia como aliada

A tecnologia aplicada em consultórios e laboratórios pode aumentar a eficiência do atendimento de diversas maneiras. Veja alguns exemplos:

  • uso do prontuário eletrônico: facilita que sejam rapidamente encontradas todas as informações sobre um determinado paciente;
  • agenda eletrônica com envio automático de mensagens aos pacientes: tira a sobrecarga de trabalho da secretária;
  • uso do telediagnóstico para emissão de laudos de exame: agiliza a entrega de resultados e diminui a necessidade de médicos especialistas;
  • disponibilização de resultados online: facilita a logística para o paciente.

Quando a eficiência pode salvar vidas

Quando se fala em estabelecimentos de saúde, um atendimento eficiente não só aumenta a satisfação do paciente, como pode salvar sua vida. Alguns exames específicos dependem completamente da agilidade com que sai seu resultado, para que ações imediatas possam ser tomadas.

O melhor exemplo desses é o eletrocardiograma. Ele é o responsável por fechar o diagnóstico em casos de infarto. Porém, não são todas as unidades que contam com um cardiologista de plantão. Mais uma vez, a telemedicina pode ajudar, com a emissão de laudos cardiológicos à distância por especialistas.

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A eficiência em clínicas e laboratórios traz inúmeras melhorias no dia a dia: satisfação do cliente, melhor ambiente de trabalho para os profissionais de saúde, maior chance de melhoria da saúde dos pacientes e até mesmo de salvar suas vidas! Esteja atento às inovações que podem ajudar nessa melhora, como é o caso da telemedicina.

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