Como aumentar a eficiência na entrega de diagnósticos?

Quando o assunto é saúde, o tempo é um fator determinante para o sucesso do tratamento. Pacientes com doenças raras, por exemplo, muitas vezes sofrem de grandes consequências por não terem sido diagnosticados em tempo oportuno. Além disso, os clientes em geral vêm exigindo serviços cada vez mais rápidos, e as clínicas de diagnóstico precisaram se adaptar para atender essa demanda.

Neste post, mostraremos algumas dicas para a sua clínica investir na qualidade e na eficiência na entrega de diagnósticos. Confira!

Ciclo com várias etapas do exame ao diagnóstico

Antes da entrega do diagnóstico existem etapas que também influenciam a eficácia da etapa final. Dessa forma, é preciso entender o ciclo laboratorial para saber onde intervir em cada uma das suas fases.

O ciclo do teste laboratorial tem início no momento em que o paciente procura o médico e o exame é solicitado. A partir de então, procura-se a clínica para o agendamento, momento que é a porta de entrada, compondo a segunda etapa do ciclo.

Uma vez agendado, o exame será realizado por meio das imagens e testes necessários, que serão encaminhados para um especialista. O médico analisa o material e redige o laudo para o profissional solicitante. Apenas nesse ponto é que temos, então, a entrega do diagnóstico para que seja determinado o tratamento adequado a esse paciente.

Mudanças para a eficiência na entrega de diagnósticos

A partir do ciclo do teste laboratorial é possível compreender que a entrega de diagnósticos depende da eficiência em todas as etapas e não apenas no momento da entrega ao paciente.

VEJA TAMBÉM:  Por que meu laboratório deveria ter um blog corporativo?

Visando uma mudança efetiva, é necessário que a clínica repense a seus métodos, como é a proposta do conceito Lean. A técnica, desenvolvida no Japão pela Toyota, é hoje a filosofia adequada para que seu laboratório consiga lidar com as dificuldades e cobranças do mercado da saúde.

Os principais objetivos do Lean são: busca contínua pela eliminação do desperdício, redução de custos, aumento da qualidade e velocidade dos atendimentos e otimização do que é valor para o cliente, sendo ele o principal foco de todo os serviços oferecidos.

Baseando-se nessa filosofia é possível, portanto, modificar processos e investir em tecnologias que permitam o alcance dos objetivos.

Outras soluções em prol da agilidade

A automatização de processos é uma escolha que permeia todas as etapas do ciclo do teste laboratorial, pois pode acontecer desde o agendamento até a entrega do resultado, passando pela tecnologia durante a realização do exame.

Apostar no agendamento on-line é uma solução que facilita o acesso dos clientes à clínica, conferindo agilidade e redução de custos. Com a implantação desse processo, é possível fazer as marcações por qualquer meio que possua uma rede de acesso à internet, o que demanda menos tempo que uma ligação e não necessita de funcionários para a realização do agendamento.

Da mesma forma, a entrega dos laudos pode acontecer de forma virtual. Assim como no agendamento on-line, o conforto de acesso por qualquer meio que possua internet, em qualquer hora e lugar, confere à clínica a agilidade que o paciente necessita para receber seu diagnóstico.

VEJA TAMBÉM:  Como melhorar o mix de serviços da sua clínica?

Investir em equipamentos de alta tecnologia também é outra solução. Quanto maior a qualidade da imagem e opções que a máquina oferece, maior a facilidade na leitura e formulação do laudo do exame e, consequentemente, na entrega de diagnósticos.

Concluímos, então, que opções é o que não faltam para aumentar a eficiência na entrega de diagnósticos. Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre resultados on-line? Então leia sobre as 5 vantagens de disponibilizar on-line o resultado de exames.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *