Como reduzir os custos de uma clínica sem perder a qualidade?

Em tempos de crise, é fundamental que qualquer empresa pense em soluções para reduzir custos, de modo a manter um faturamento aceitável. No caso de clínicas médicas não é diferente, havendo ainda o desafio de conciliar a economia com a indispensável qualidade que deve ser associada à prestação de serviços de saúde.

Pensando nisso, separamos, neste post, alguns tópicos interessantes acerca da redução de custos de uma clínica sem que haja perda de qualidade. Confira!

Manutenção da ética médica

É fundamental que a preocupação com o faturamento da clínica médica não se sobreponha à qualidade do serviço oferecido. A prática médica influencia diretamente no bem-estar do paciente, e a realização dessa função pressupõe responsabilidade. Logo, adotar medidas que visem a economia da própria clínica e dos seus pacientes é também uma forma de manutenção da ética médica, uma vez que o atendimento de qualidade por um valor justo qualifica os bons profissionais da área.

Clínicas populares

Com o vácuo produzido pela crise financeira atual, a demanda por atendimento particular caiu drasticamente em função dos altos valores comercializados. Entretanto, a insuficiência de atendimentos proporcionados pelo SUS e a dificuldade de manutenção de um plano de saúde dá lugar a uma nova tendência: as clínicas de saúde populares.

Reduzir o custo para o paciente sem que haja déficit na receita da clínica é um desafio. Entretanto, o oferecimento de serviços médicos com valores mais baixos pode ser uma solução no sentido de captação de uma maior gama de pacientes e, consequentemente, ampliar a receita da empresa.

VEJA TAMBÉM:  É seguro disponibilizar diagnósticos a distância?

Prestação de serviços

A infraestrutura de uma clínica depende diretamente da prestação de vários serviços paralelos, que vão desde a equipe de limpeza à manutenção de aparelhos e produção de laudos médicos. É possível reduzir consideravelmente os custos desses serviços realizando uma pesquisa de mercado referente às empresas que oferecem os mesmos tipos de serviço, uma vez que pode haver uma diferença de até 50% entre os valores oferecidos.

Redução do custo de laudos

Considerada uma das principais despesas de uma clínica, a obtenção de laudos médicos é um fator que deve ser analisado na redução de gastos. Uma solução interessante não só pela diminuição do custo mas também pela economia de tempo é optar por empresas prestadoras de serviço de telemedicina.

A telemedicina consiste na utilização de tecnologias de telecomunicação e de informação para facilitar o acesso a serviços médicos, como a realização de exames remotos, a obtenção de laudos à distância e a redução de custos clínicos. A utilização desse serviço representa não só uma vantagem econômica à prestação de serviços de saúde, como também um progresso que alia a prática médica à tecnologia atual.

Utilizar equipamentos de telediagnóstico significa uma melhoria considerável no mix de serviços da clínica, o que representa um diferencial, uma vez que não são todas as clínicas que oferecem esse tipo de serviço.

VEJA TAMBÉM:  Como reduzir os custos do seu consultório médico?

Gostou das nossas dicas? Então entre em contato conosco para saber mais sobre a prestação de serviços de telemedicina para reduzir os custos da sua clínica!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *