Conheça 4 promessas do futuro da medicina até 2020

Nos dias atuais em que a inovação e a mobilidade são tendências cada vez mais evidentes, a área médica não é exceção. As novidades alcançam a medicina diagnóstica e de prevenção de doenças, e também trazem mais facilidades a tratamentos.

Hoje há a opção de realização de exames na casa do paciente, algo inconcebível em outros tempos. Avanços em exames simples eliminaram métodos antiquados que só eram possíveis por meio de grandes e invasivos aparelhos.

O futuro da medicina é a inovação. Cada vez mais vemos médicos com conhecimentos avançados a fim de dominar a tecnologia que está presente na área.

A medicina do futuro virá com a finalidade de prever o surgimento de doenças e evitar sequelas graves, além de contar com procedimentos médicos e exames cada vez menos invasivos. Saiba aqui o que o futuro da medicina trará de benefícios para médicos e pacientes!

1. Exames de sangue sem precisar tirar sangue

Muitas pessoas têm trauma ou medo de realizar um simples exame de sangue. Pensando nisso, a tecnologia médica tem procurado formas de trazer conforto para os pacientes. Uma delas será a realização de exames de sangue sem precisar tirar uma gota sequer.

Novos aparelhos estão sendo desenvolvidos para esse propósito e as agulhas já estão com seus dias contados com exames de sangue realizados por um tipo de eletrodo digital.

2. Telemedicina como recurso de atendimento

A telemedicina é um recurso tecnológico que traz ferramentas inovadoras para o atendimento médico. Pode ser utilizada para realizar consultas ou acompanhamento de pacientes, tudo feito por meio da teleassistência, com computadores, telas de videoconferência, dispositivos móveis e aplicativos. A telemedicina é uma inovação que facilita o atendimento aos pacientes, principalmente, aos que moram em lugares remotos.

VEJA TAMBÉM:  Curativo a vácuo: 5 motivos para utilizar essa tecnologia

3. Prontuários eletrônicos

Os prontuários eram feitos com caneta e papel e armazenados em grandes fichários que ocupavam salas e mais salas. Com a chegada do prontuário eletrônico, que já é uma realidade atual, tudo mudou radicalmente.

Além de reduzir o tempo de preenchimento e de erros, diminui o uso de papel e elimina a necessidade de espaços de armazenamento, pois os dados podem ser armazenados na nuvem ou em um único dispositivo.

O prontuário eletrônico integra todas as informações do paciente e do seu estado clínico, otimizando o atendimento.

4. Farmacogenômica

A farmacogenômica estuda a variedade genética de cada paciente e a maneira como respondem a determinados tratamentos médicos. Hoje já se sabe que alterações genéticas no fígado fazem com que um indivíduo apresente efeitos de intoxicação mesmo a doses normais de medicamentos.

A farmacogenômica trará um auxílio nessa questão identificando o paciente de acordo com a composição dos seus genes, a fim de garantir a dose mais adequada de cada medicamento.

O futuro da medicina está interligado com a tecnologia. À medida que ela avança, as análises, diagnósticos e tratamentos também avançam em conjunto, trazendo mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e conferindo uma melhor capacidade aos médicos de tratar e curar doenças que antes eram consideradas incuráveis.

A educação médica terá novos aprendizados que terão a ver com a integração de novas tecnologias como forma eficiente de tratamentos médicos e cuidados com a saúde.

VEJA TAMBÉM:  Como escolher o melhor eletrocardiógrafo?

Quer saber mais de telemedicina e dos benefícios que o futuro da medicina trará? Então, baixe agora nosso e-book sobre o assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *