Diferenças entre telemedicina e telessaúde

Telemedicina x telessaúde: você sabe qual a diferença?

Telemedicina e telessaúde são dois termos bem parecidos, que são muito confundidos pelas pessoas e que, ao longo de muitos anos, foram utilizados como equivalentes um ao outro, mas não são! Ambas se tratam de grandes avanços tecnológicos na área da saúde, permitindo que ela chegue com mais qualidade mesmo em lugares remotos, como zonas rurais e outros locais mais afastados das grandes cidades.

Se você ainda tem dúvidas sobre a diferença entre telessaúde e telemedicina, este post foi feito para você! Acompanhe!

O que é telessaúde?

A telessaúde está relacionada a várias atividades que envolvem os cuidados com a saúde, utilizando-se de tecnologia e serviços de informação e telecomunicação para promovê-la por todo o território. A telessaúde trouxe muitos avanços para a área da saúde, desde simples conversas ao telefone ou pela internet entre médicos e pacientes para discutir sobre um diagnóstico, até a utilização da robótica em procedimentos mais avançados.

O que é telemedicina?

A telemedicina, por outro lado, trata-se de uma categoria existente dentro da própria telessaúde, sendo a tecnologia que proporciona essa troca de informações entre médicos e pacientes, mesmo que à distância.

Isso tem permitido que os serviços médicos cheguem a qualquer lugar, indo além de hospitais e consultórios apenas. Como é usada para vários fins e funções, através da telemedicina os pacientes podem obter seus resultados de exames mesmo em clínicas que não dispõem de um especialista, por exemplo, podendo servir, assim, para melhorar a capacitação profissional. E esse recurso vai muito além disso: a partir da telemedicina é possível realizar exames e até cirurgias a longa distância por robôs que são controlados a partir de qualquer lugar do mundo! Incrível não é mesmo?

VEJA TAMBÉM:  Como reduzir os custos do seu consultório médico?

Quais são as diferenças entre telemedicina e telessaúde?

A principal diferença da telessaúde para a telemedicina, como mencionado anteriormente, é que a primeira se trata de um campo bem mais amplo, no qual a telemedicina está inclusa. Agora que já vimos os conceitos dos dois termos, vejamos as diferenças principais entre eles:

  • A telessaúde é bem mais antiga, tendo sua primeira participação na medicina, segundo relatos históricos, no começo do século XX, quando o rádio começou a ser utilizado como forma de levar serviços médicos até a Antártica. Já a telemedicina é algo bem mais recente, tendo surgido nos anos 70, nos Estados Unidos, com a intenção de levar mais atendimento médico às zonas rurais.
  • A telessaúde trata-se de todo o tipo de uso de serviços de informação relacionados à saúde, partindo de instrumentos de comunicação tecnológica. Já a telemedicina se configura como uma categoria da telessaúde, proporcionando serviços diretos e especializados para os médicos e enfermeiros. Através dela é possível assistir e até mesmo controlar a partir de robôs uma cirurgia que está acontecendo lá em outro lado do mundo, por exemplo!

Quais os benefícios?

Com a telemedicina, os médicos e enfermeiros podem fazer diagnósticos muito mais ágeis para seus pacientes. Além disso, para aquelas clínicas que se localizam em áreas de difícil acesso e não contam com um médico especialista para fazer esses diagnósticos, essa é uma forma eficaz, simples e de baixíssimo custo para contar com ajuda especializada, mesmo que à distância, não deixando de oferecer um serviço de qualidade aos pacientes.

VEJA TAMBÉM:  Como fazer o exame de eletrocardiograma?

Então, viu como é simples diferenciar telessaúde de telemedicina? E você, já cogitou utilizar a tecnologia para oferecer telediagnósticos aos seus pacientes? Deixe seu comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *