ECG de repouso: por que as academias devem exigir esse exame?

Praticar uma atividade física é importante para quem procura manter a forma com uma vida mais saudável. Por isso, muitas pessoas decidem entrar para uma academia ou fazer exercícios por conta própria.

Esses passos são importantes para conquistar um corpo perfeito e ter mais saúde, mas antes de começar, é preciso consultar um médico especialista e realizar exames físicos, que podem variar de acordo com a atividade. Um desses exames é ECG de repouso. Mas o que vem a ser esse exame?

O que é o ECG de repouso?

O ECG de repouso é um exame que faz o registro da atividade elétrica do coração. Mais conhecido como eletrocardiograma, esse procedimento é capaz de identificar a quantidade de batimentos cardíacos por minuto, sobrecargas no coração, bem como checar o ritmo cardíaco para ver se não há alguma alteração, como arritmias e outros problemas.

Que exames devo fazer antes de praticar exercícios?

Antes de começar a se exercitar regularmente, é importante checar a sua saúde e fazer alguns exames para identificar possíveis problemas.

Eletrocardiograma de repouso é um exame que “fotografa” o coração, faz um registro dos batimentos cardíacos e é complementado com o exame ergométrico (de esforço).

O teste ergométrico é feito acompanhado pelo médico. O paciente fica em uma esteira, onde faz diferentes níveis de caminhada. Por meio de monitoração, o especialista pode identificar como o coração se comporta também com o esforço.

VEJA TAMBÉM:  Dificuldades de cicatrização? Conheça 4 tratamentos inovadores

Exames de sangue também são necessários, visto que detectam quase tudo. Esse tipo de exame pode apontar a existência de diabetes e identificar taxas altas de colesterol e triglicerídeos, por exemplo.

Quem não tira um tempo para realizar esses exames e averiguar a saúde antes de praticar exercícios — acreditando que, por estar aparentemente bem, não terá um mal súbito durante os esforços — deve pensar duas vezes!

Quais são os riscos de treinar sem uma avaliação médica?

É de extrema importância realizar uma avaliação médica antes de frequentar uma academia, porque algumas atividades exigem bastante do corpo. Uma aula de spinning é um bom exemplo disso. Durante a prática, os níveis de pressão sanguínea podem se elevar muito e a pulsação aumenta de frequência — daí a importância de estar saudável para praticá-la.

Se o resultado do ECG de repouso for normal, o risco de um infarto é quase zero, mas se há alguma alteração no exame que indique doença cardíaca ou hipertensão, a pessoa corre o risco de ter uma arritmia, um infarto ou, no pior dos casos, uma morte súbita durante a prática de exercícios. Por isso, a prevenção por meio de exames é sempre o melhor caminho.

Muitos acreditam que apenas um atestado é suficiente, mas profissionais sérios de educação física são a favor da exigência de exames como o ECG de repouso e o ecocardiograma de esforço antes de iniciar uma atividade física.

VEJA TAMBÉM:  ApexBrasil auxilia no crescimento da Ventrix

Você conhece donos de academia que cumprem esse tipo de exigência e pedem um exame de ECG de repouso para que as pessoas possam realizar atividades físicas? Tem algum tipo de experiência no assunto? Deixe um comentário!