ECG: descubra a importância do eletrocardiograma para atletas

Os cuidados com a saúde de um atleta devem começar antes mesmo do início da sua atividade física e, obrigatoriamente, se estender durante toda a prática dela. A rotina de treinos físicos pesados, muitas vezes combinada com o estresse de competições, acende um sinal de alerta para a saúde do coração desses indivíduos. Nesse ponto, o eletrocardiograma para atletas possui um papel fundamental, que pode fazer a diferença na vida dessas pessoas.

A oferta de um bom acompanhamento médico para atletas pode evitar verdadeiras tragédias, não apenas dentro dos campos e quadras profissionais, mas também no interior de academias e em competições amadoras. Esse é um mercado amplo, que merece e deve ser explorado. Continue a leitura e saiba mais!

A importância do eletrocardiograma para atletas

Segundo um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Cardiovasculares, da Universidade de Londres, um atleta possui risco três vezes maior de sofrer morte súbita do que o apresentado por pessoas que não praticam atividade física intensa. Obviamente esse perigo não é efeito colateral do exercício, mas uma consequência de cardiopatias não identificadas em exames clínicos.

Miocardiopatias e anomalias arrítmicas primárias, quando combinadas com a intensa liberação de adrenalina proporcionada por exercícios físicos pesados, são as principais causas de eventos fatais de arritmia em atletas. Identificar os esportistas que possuem tais características é o principal objeto de interesse no eletrocardiograma para atletas, além de ser a única ferramenta possível para prevenir fatalidades.

VEJA TAMBÉM:  Check-ups de início de ano: os laboratórios e clínicas estão prontos?

É bom lembrar que, à primeira vista, o eletrocardiograma em atletas pode apresentar variações que indicam uma possível patologia, devido às mudanças elétricas e estruturais que o coração dessas pessoas sofre ao passar do tempo e com a prática intensa de atividade física. Por isso, é importante possuir treinamento adequado para atender esses pacientes e a realização de exames complementares como:

  • Ecocardiograma
  • Holter
  • Teste ergométrico

Por que a sua clínica deve oferecer atendimento especializado para atletas

Além de toda a relevância médica já citada, o atendimento de atletas constitui um nicho de mercado amplo e pouco explorado.

Quando falamos em atleta, a primeira coisa que nos vem à mente são jogadores de futebol, lutadores, tenistas e esportistas das mais variadas modalidades. Enfim, pensamos em atletas profissionais. Porém, existem muitas pessoas praticando atividades físicas intensas — seja em academias ou nos parques das cidades — sem nenhum acompanhamento médico para tal.

E é justamente esse grupo de esportistas amadores, que levam seus corpos ao limite, que demanda maior necessidade de acompanhamento médico especializado, uma vez que atletas profissionais costumam ter acesso a uma rotina rígida de exames, que podem ser mais ou menos eficientes.

Na maioria das vezes os atletas amadores não realizam qualquer tipo de supervisão médica por falta de informação, e, não raro, por falta de opções no mercado. Afinal, grande parte desse grupo pratica esportes justamente com a intenção de ter uma vida mais saudável.

VEJA TAMBÉM:  Curativo a vácuo: 5 motivos para utilizar essa tecnologia

Ao oferecer um serviço especializado para esses indivíduos, a sua clínica não estará apenas prestando um grande serviço para a comunidade, como também tendo a oportunidade de se tornar referência em um mercado tão carente de opções.

Agora que você já sabe um pouco mais da importância do eletrocardiograma para atletas, dê também uma olhada em como um eletrocardiógrafo digital pode valorizar a sua clínica!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *