Conheça a incrível evolução da medicina

A medicina teve um grande avanço ao longo dos anos, e o aumento da expectativa de vida dos idosos prova isso. As pessoas estão vivendo cada vez mais graças às inovações tecnológicas na área da saúde — que proporcionam a evolução da medicina.

Antigamente, era comum ver um médico que cuidava de todas as doenças, o chamado clínico geral. Ele tratava desde uma doença de pele até a um ataque cardíaco. Com o passar dos anos, os profissionais sentiram a necessidade de especializar-se em apenas uma área do conhecimento. Assim, poderiam cuidar melhor dos seus pacientes e salvar mais vidas.

Uma das especialidades mais conhecidas é o da Medicina Diagnóstica, que engloba os profissionais que realizam exames médicos como os de sangue (os Biomédicos) e os de imagem (os Radiologistas). Hoje, essa área vêm se especializando, e os profissionais estão sempre em busca de inovações tecnológicas para ajudá-los no dia a dia.

Impressora 3D

A tecnologia tem auxiliado muito nesse processo de evolução, não apenas pela criação de novos medicamentos e tratamentos, mas também com o progresso no processo diagnóstico e as possibilidades que a impressora 3D criou para a saúde do homem.

As formas como o uso da impressora 3D auxilia na saúde são diversas. Veja algumas abaixo:

Impressão de tecido cutâneo

É possível imprimir pele para reparar membros de pessoas que sofreram queimaduras graves ou possuem problemas de pele que não têm cura.

VEJA TAMBÉM:  Consultas presenciais ou telemedicina: qual é a mais indicada?

Impressão de ossos e cartilagens

Uma boa opção para aqueles que precisam fazer uma cirurgia de substituição de estruturas internas — como do menisco, por exemplo.

Impressão de órgãos

Já existem projetos no seguimento com o transplante de rins e também na reparação de um coração.

Impressão de células neoplásicas

Estudar células tumorais fora do corpo do paciente é mais fácil, e a impressão 3D consegue essa destreza que os pesquisadores tanto precisam.

Impressão de vasos e tecido cardíaco

Isso pode permitir a recuperação de um sistema cardíaco defeituoso como no caso de doenças cardiovasculares.

Impressão de células-tronco

Essas são as células capazes de criar os mais variados tecidos do corpo humano. A criação de uma impressora 3D que consiga imprimir esse tipo de célula já está sendo formulada.

Telediagnóstico

Hoje em dia, é possível um médico dar o diagnóstico a distância. Com os serviços da telemedicina, um profissional de saúde pode encaminhar todos os exames do paciente — como os de imagem, prontuários e avaliação — para um médico em qualquer lugar do mundo para que seja dado um diagnóstico.

Também é viável a emissão de laudos a distância, agilizando o processo. Isso abre a possibilidade de encontrar os melhores especialistas, o que, por sua vez, melhora o tratamento do paciente.

Realidade virtual

A realidade virtual é um mundo totalmente digitalizado, onde é possível, com a ajuda de um óculos específico, estar dentro desse ambiente. Além da visão, somos capacitados a sentir aromas e sabores.

VEJA TAMBÉM:  Guia de armazenamento de laudos médicos

A evolução da medicina, combinada a essa tecnologia, permite simular uma cirurgia, oferecendo aos alunos uma aprendizagem prática e real sem colocar em risco a vida de um paciente de verdade. A realidade virtual também pode ser aplicada, com muito sucesso, em pacientes psiquiátricos ou no tratamento da dor.

E então? Você imaginava que a medicina já tinha evoluído tanto assim? Deixe o seu comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *