INCOR Instituto do Coração Sede

Laudos de ECG são feitos pelo Incor

Quando se fala em coração, o Incor – Instituto do Coração, da Universidade de São Paulo, é referência no país e na América Latina. Lá se concentram muitos dos melhores cardiologistas do mundo. E uma equipe trabalha diretamente com a Ventrix, todos os dias: são os médicos da Unidade de ECG, responsáveis por grande parte dos nossos laudos de ECG.

O médico cardiologista Carlos Alberto Pastore, diretor da Unidade de ECG do Incor, lembra que a atividade de fazer laudos à distância começou há exatos 40 anos, em 1975. “Naquela época, os médicos enviavam os exames por fax, principalmente para ouvirem uma segunda opinião”, conta.

Carlos Alberto Pastore, do Incor - Laudos de ECG

Carlos Alberto Pastore, do Incor

Pastore diz que o trabalho pioneiro foi referência inclusive para outros países. “Criamos um layout para padronizar os exames, que na década de 90 começaram a ser transmitidos por e-mails. A qualidade nem se compara com a que temos atualmente, mas era possível olhar os laudos e dar a nossa opinião.”
Atualmente os laudos de ECG são transmitidos pela internet, como os realizados com o equipamento Cardiofit, da Ventrix. “A qualidade é muito boa e não deixa dúvidas. Nossa equipe é extremamente qualificada e consegue detectar qualquer problema com o paciente, seja adulto ou criança”, diz Pastore, que coordena uma equipe de quatro médicos, responsável por mais de 10 mil laudos mensais.

VEJA TAMBÉM:  Internet das Coisas na área da saúde: 6 maneiras de adotar

Para Pastore, a grande vantagem dos laudos à distância é a possibilidade de levar a opinião de especialistas qualificados aos lugares mais remotos, que não contam com cardiologistas. “Além da agilidade no tratamento, isso evita custos para as prefeituras, que muitas vezes precisam transportar pacientes de uma cidade a outra para fazer exames”, finaliza o médico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *