O que preciso saber sobre laudo à distância?

Na maioria das vezes, o diagnóstico de uma doença depende do resultado de exames, como ultrassonografias, hemogramas e radiografias, por exemplo. Esses exames são utilizados para que os médicos possam entender precisamente o que está errado com a saúde dos seus pacientes. No entanto, é preciso que as clínicas, além de disporem de mão de obra especializada, contem com uma estrutura com laboratórios e equipamentos para gerar os laudos.

O grande problema é que não são todos os estabelecimentos que têm um acesso rápido e fácil à estrutura de diagnóstico, principalmente quando falamos de estabelecimentos localizados em cidades menores e mais afastadas dos grandes centros. Isso gera uma dificuldade no acesso a exames mais específicos e um custo maior.

Por isso, hoje em dia a telemedicina vem ganhando tanto espaço como uma maneira de obter laudos precisos, mesmo à distancia, por um custo muito mais viável. Confira agora tudo o que você precisa saber sobre laudo à distância!

Laudos com precisão em qualquer lugar

A telemedicina cresceu muito nos últimos anos devido à popularização e à evolução dos meios de comunicação, e se tornou uma das grandes apostas para revolucionar a medicina atualmente. Com a telemedicina, as clínicas de todo o país, mesmo nas cidades mais afastadas, conseguem obter laudos perfeitamente precisos.

Isso porque a telemedicina permite que o médico de uma clínica consiga ter um complemento melhor na sua análise terceirizando laudos, de acordo com a carência de especialistas na região em que sua clínica está localizada, consultando especialistas de outros lugares de forma rápida e prática.

VEJA TAMBÉM:  Afinal, o que é arritmia?

É muito interessante ressaltar que a telemedicina e a medicina em si são o mesmo. O único ponto divergente é o uso da internet para a emissão de laudos. Os mecanismos de telecomunicação possibilitam a ampliação da rede de laboratórios e de especialistas.

Baixo custo para obtenção de laudos

Como a telemedicina amplia muito a comunicação entre clínicas, especialistas e laboratórios, os laudos e diagnósticos acabam saindo bem mais em conta para as clínicas, já que não é necessário o deslocamento de maquinário e nem mesmo dos profissionais.

Laudos à distância também são perfeitamente seguros

A telemedicina é regulada pela Associação Americana de Telemedicina (ATA), e também é reconhecida pelos conselhos de medicina e por várias leis nacionais, tornando-a totalmente séria e segura.

Além disso, para tornar os documentos eletrônicos (como os laudos e os exames disponibilizados eletronicamente) muito mais seguros e válidos juridicamente, eles são todos protocolados digitalmente.

Laudo à distância e suas vantagens para os pacientes

Além de apresentar muitas vantagens para a sua clínica, a telemedicina e a obtenção de laudos à distância também oferecem várias vantagens para seus pacientes, deixando-os mais contentes com o seu atendimento oferecido. Uma das maiores vantagens para os pacientes é uma enorme redução no período de tempo que existe entre a realização dos exames e a obtenção do laudo.

Outra grande vantagem é a redução dos deslocamentos, oferecendo mais praticidade ao seus pacientes. Com o laudo à distancia e a disponibilização dos exames de forma digital, seus pacientes podem acessar os resultados de exames e laudos a qualquer momento, em qualquer lugar.

VEJA TAMBÉM:  Saiba como melhorar o procedimento de biópsia para seus pacientes

Isso é o que você precisava saber sobre laudo à distância e telemedicina, mas há ainda muitas outras vantagens ao adaptar-se a essa nova modalidade que está em alta no meio da saúde. Deixe o seu comentário sobre o que achou dessa nova forma de se obter laudos e quebrar as barreiras da medicina!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *