O que preciso saber sobre laudo a distância?

Na maioria das vezes, o diagnóstico de uma doença depende do resultado de exames, como ultrassonografias, hemogramas e radiografias, por exemplo. Esses exames são utilizados para que os médicos possam entender precisamente o que está errado com a saúde dos seus pacientes. No entanto, é preciso que as clínicas, além de disporem de mão de obra especializada, contem com uma estrutura com laboratórios e equipamentos para gerar os laudos.

O grande problema é que não são todos os estabelecimentos que têm um acesso rápido e fácil à estrutura de diagnóstico, principalmente quando falamos daqueles localizados em cidades menores e mais afastadas dos grandes centros. Isso gera uma dificuldade no acesso a exames mais específicos e um custo maior.

Por isso, hoje em dia, a telemedicina vem ganhando tanto espaço como uma maneira de obter laudos precisos, mesmo a distância, por um custo muito mais viável. Confira agora tudo o que você precisa saber sobre laudo a distância!

Telemedicina e laudos a distância

Telemedicina ou telessaúde é uma forma inovadora de ampliar a assistência e a cobertura de serviços de saúde em casos em que a distância entre o serviço e o paciente é fator crítico.

Os serviços serão oferecidos por profissionais de saúde a partir do uso de tecnologias de comunicação e informação, utilizadas para intercambiar informações importantes para promoção e proteção da saúde.

Além disso, a telemedicina propicia uma educação continuada para profissionais e pessoas comuns, facilitando pesquisas, estimativas, testes e gestão.

Ela tem a capacidade de transpor barreiras sociais e culturais, pois possibilita a oferta de serviços médicos na própria comunidade sem a necessidade do paciente se transportar para um centro de referência.

VEJA TAMBÉM:  Guia definitivo para descomplicar entregas de exames

É interessante destacar que uma das ramificações da telemedicina se destaca pela possibilidade de emissão de laudos a distância. Essa alternativa vem se tornando bastante viável para pacientes e médicos, devido ao fato de que muitas especialidades médicas se encontram somente em grandes centros.

Dessa forma, o acesso a todas as especialidades se torna possível para qualquer tipo de pessoa, aumentando o leque de atuação dos médicos e provendo mais saúde para a população em geral.

Laudos com precisão em qualquer lugar

A telemedicina cresceu muito nos últimos anos devido à popularização e à evolução dos meios de comunicação, e tornou-se uma das grandes apostas para revolucionar a medicina atualmente. Com a telemedicina, as clínicas de todo o país, mesmo nas cidades mais afastadas, conseguem obter laudos perfeitamente precisos.

Isso porque a telemedicina permite que o médico de uma clínica consiga ter um complemento melhor na sua análise terceirizando laudos, de acordo com a carência de especialistas na região em que sua clínica está localizada, consultando profissionais de outros lugares de forma rápida e prática.

É muito interessante ressaltar que a telemedicina e a medicina em si são a mesma coisa. O único ponto divergente é o uso da internet para a emissão de laudos. Os mecanismos de telecomunicação possibilitam a ampliação da rede de laboratórios e de especialistas.

Baixo custo para obtenção de laudos

Como a telemedicina amplia muito a comunicação entre clínicas, especialistas e laboratórios, os laudos e diagnósticos acabam saindo bem mais em conta para as clínicas, já que não é necessário o deslocamento de maquinário e nem mesmo dos profissionais.

VEJA TAMBÉM:  Guia de armazenamento de laudos médicos

Além disso, os laudos em telemedicina economizam um volume considerável de papel e pigmentos para impressão. Outro grande benefício é que a não exigência de deslocamento dos profissionais evita o uso de carros e outros meios de transporte, diminuindo o tempo gasto no trânsito e a de emissão de gases poluentes.

Sendo assim, podemos dizer que a telemedicina é uma excelente alternativa em termos de sustentabilidade. É válido ressaltar que as ações sustentáveis estão sendo cada vez mais reconhecidas pelo público, tornando-se de grande valia para o seu laboratório.

Laudos perfeitamente seguros

A telemedicina é regulada pela Associação Americana de Telemedicina (ATA), e também é reconhecida pelos conselhos de medicina e por várias leis nacionais, tornando-a totalmente séria e segura.

Além disso, para tornar os documentos eletrônicos (como os laudos e os exames disponibilizados eletronicamente) muito mais seguros e válidos juridicamente, eles são todos protocolados digitalmente.

Certificação digital

É interessante também se atentar à possibilidade do uso da certificação digital para emissão de laudos a distância. Depois de inúmeros pedidos, a ANVISA publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 58, complementando a antiga RDC 30, que obrigava a utilização da certificação digital.

A RDC 58 garante a prorrogação do prazo em 180 dias, apesar de tal prorrogação ter sido solicitada para 360 dias. Além disso, junto com o pedido de adiamento de tal resolução, foi solicitada a formação de um grupo qualificado, capaz de garantir a autenticidade dos laudos emitidos.

VEJA TAMBÉM:  Telemedicina Cardiológica: O que clínicas e cardiologistas devem saber

A ANVISA ainda não respondeu à solicitação para a formação do grupo técnico de trabalho. Sendo assim, os laboratórios, sejam eles grandes ou pequenos, estão preocupadíssimos com essa situação.

A aprovação da emissão de laudos a distância pode ser altamente vantajosa para a execução dos principais exames laboratoriais, podendo ser considerado, inclusive, um excelente campo de atuação para laboratórios.

Vantagens para os pacientes

Além de apresentarem muitas vantagens para a sua clínica, a telemedicina e a obtenção de laudos a distância também oferecem várias vantagens para seus pacientes, deixando-os mais contentes com o seu atendimento. Uma das maiores vantagens para os pacientes é uma enorme redução no período de tempo que existe entre a realização dos exames e a obtenção do laudo.

Outra grande vantagem é a redução dos deslocamentos. Com o laudo a distancia e a disponibilização dos exames de forma digital, seus pacientes podem acessar os resultados de exames e laudos a qualquer momento, em qualquer lugar.

O uso da telemedicina e a emissão de laudos a distância pode ainda aumentar o acesso à saúde. Populações de baixa renda ou pessoas que moram longe dos principais centros de saúde têm a oportunidade de realizar exames e receber diagnósticos que nunca puderam obter.

Além disso, é possível buscar a prevenção de doenças letais, provendo o tratamento adequado e aumentando a expectativa de vida da população como um todo.

Deixe o seu comentário sobre o que achou dessa nova forma de se obter laudos e quebrar as barreiras da medicina!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *