O que são os laudos de imagens a distância?

O uso da telemedicina pode ser um fator fundamental no atendimento ao paciente, já que o médico ganha tempo, consegue dar um diagnóstico mais preciso e fazer com que o paciente se recupere mais rapidamente e sem sequelas.

Atualmente, já é possível fazer o laudo a distância, o que garante exames de uma forma mais rápida e segura. Acompanhe o post de hoje e saiba mais!

Qual é a vantagem dos laudos a distância?

O laudo a distância não só pode melhorar a interpretação de resultados de exames como também facilita a mobilidade de pacientes que precisam de uma segunda consulta, mas que não têm acesso a especialistas de determinadas áreas. Atualmente, esse tipo de serviço  pode ser feito em diversas especialidades da medicina, como oftalmologia, patologia, cardiologia e dermatologia.

Com o crescimento da tecnologia voltada para a saúde, em que é possível armazenar imagens, prescrições e registros clínicos em nuvem, os profissionais podem emitir laudos  e oferecer prestação de serviço de excelência a um menor custo.

Como eles funcionam?

Os laudos a distância funcionam da seguinte forma: o médico faz o download de imagens, interpreta e as reconstrói para depois fazer o laudo.

Outras características são a sua qualidade e uma grande redução dos erros médicos. O profissional responsável pelo laudo pode ajustar configurações da imagem pela internet, como brilho, sombra, contraste e até tamanho, o que não trará um prejuízo de tempo e gasto como nos exames em filme.

VEJA TAMBÉM:  Telemedicina otimizará recursos do SUS

Assim, a imagem pode ter mais qualidade, ser entregue com mais rapidez e já ser enviada tanto para o paciente quanto para o especialista.

As empresas que oferecem sistema de radiologia a distância devem ser capazes de atender ao fluxo de pedidos. O objetivo dessa modalidade é automatizar o processo e evitar perdas de produtividade, por isso, é importante garantir segurança e agilidade.

Como garantir a qualidade desse serviço?

Esse procedimento requer muito mais cuidado do que a simples emissão de laudos, já que é importante ser cauteloso com as empresas que oferecem uma enorme quantidade de laudo ao mesmo tempo, sinalizando falta de preocupação com a saúde do paciente.

Verifique também se a empresa é pontual e cumpre os prazos de entrega. É sempre importante manter um diálogo entre o hospital, a clínica e o médico que fez o pedido. O radiologista responsável pelos exames também deve ser de confiança e estar em contato com o médico solicitante, caso seja necessário.

Qual é a importância de investir em laudo a distância na sua clínica?

O acesso à internet e aos dispositivos móveis crescem cada vez mais no país, e as instituições médicas não devem ignorar esses fatos. É importante aderir e acompanhar o comportamento dos clientes, por isso, o laudo médico traz para dentro dos consultórios a transformação digital.

A Ventrix desenvolve soluções inovadoras em telemedicina e tecnologia de diagnósticos para que a sua clínica ofereça um atendimento de excelência. Agora que você compreendeu qual é a importância do laudo a distância, que tal deixar comentário sobre o assunto?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *