Por que a telemedicina é foco da saúde pública?

Saúde pública e telemedicina são duas especialidades que quando utilizadas conjuntamente sempre trará benefícios aos cuidados do paciente. Tradicionalmente implantada nas clínicas particulares, a telemedicina tem sido avaliada com uma tecnologia acessível para a saúde pública.

Os recursos financeiros, ainda que limitados, permitem utilizar ferramentas da telemedicina que podem agilizar o diagnóstico de um paciente, trocar experiências com especialistas renomados ou emitir laudos on-line em pouco tempo.

Se você está curioso para saber por que a telemedicina é o foco da saúde pública, acompanhe nosso post de hoje e descubra novas oportunidades!

Ampliação da rede de atendimento

A telemedicina é a prática que interliga conhecimentos e atividades entre duas demandas em que a distância é o fator impeditivo. Essa tecnologia visa aproximar pacientes de médicos e, com isso, ampliar a rede de atendimento.

Por meio de computadores, aplicativos instalados em tablet e celulares é possível fazer uma triagem da situação clínica do paciente. Isso já acontece em unidades básicas de saúde para identificar déficits auditivos em crianças.

Além disso, os médicos da família interagem com demais profissionais por meio de videoconferência e auxiliam na tomada de decisão clínica ou mudanças nas condutas terapêuticas implementadas.

Tudo isso aumenta o acesso a informações clínicas que ajudarão no diagnóstico dos pacientes e na mudança do perfil assistencial em saúde. Dessa maneira, a telemedicina aperfeiçoa os atendimentos clínicos e melhora a qualidade de vida do usuário dos serviços públicos.

VEJA TAMBÉM:  Qual é o status da telemedicina no Brasil?

Profissionais com conteúdo clínico

Foi-se o tempo que os médicos se debruçavam sobre os livros na tentativa de absorver um maior volume de conhecimentos. Com o advento dos recursos tecnológicos, atualmente é possível investir em outras estratégias de aprendizagem.

A telessaúde veio como proposta para disseminar conhecimentos científicos com qualidade metodológica e de fácil acesso a todos os profissionais de saúde. Na telessaúde é possível escolher o curso que atenda aos interesses do médico e acompanhar por meio de videoaulas.

A formação clínica propiciada pelas ferramentas da telemedicina, além de serem as mais atualizadas possíveis, se relacionam com os fatos cotidianos vivenciados por muitos profissionais de saúde.

Atendimento holístico ao paciente

O atendimento integrado ao paciente é uma busca incessante dos profissionais do cuidado. Enquanto outrora se dedicava apenas ao órgão afetado pela doença, atualmente se trabalha todas as nuances que influenciam no estado de saúde do paciente.

Sendo assim, as atividades clínicas auxiliadas pela telemedicina permitirão aos clínicos conhecerem os aspectos biopsicossociais que interferem na condição do paciente e instituírem condutas terapêuticas interligadas.

Dessa maneira, o paciente terá todas as suas necessidades atendidas de forma que sairá mais satisfeito e tenderá a cumprir as orientações que lhe foram dadas. E tudo isso poderá se feito de maneira presencial ou por meio de videoconferência.

VEJA TAMBÉM:  Saiba como melhorar sua produtividade na gestão de laboratório

A saúde pública e a telemedicina são duas vertentes que podem ser beneficiadas mutuamente. As ferramentas da telemedicina permitirão, dentro dos recursos financeiros escassos, a expansão de atendimentos em unidades básicas de saúde, a troca de experiências por videoconferência e o fornecimento de diagnósticos mais preciso. Tudo isso para oferecer um tratamento clínico integrado, humanizado e conforme as demandas dos pacientes.

E então, percebeu a relação entre saúde pública e telemedicina? Quer aprender mais sobre assuntos da medicina hospitalar? Então não deixe de conferir este artigo e saiba como funciona o comodato de equipamentos em clínicas médicas!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *