Saiba como melhorar o procedimento de biópsia para seus pacientes

Procedimentos de biópsia são necessários para confirmar uma hipótese diagnóstica, mas causam muito receio nos pacientes. Alguns relatam desconforto durante os procedimentos, outros queixam de dor no pós-operatório e todos não guardam boas recordações.

Sabendo que o procedimento é necessário, os gestores devem investir em estratégias que minimizem o sofrimento, reduzam o tempo de realização do exame ou promovam conforto.

As melhorias em prol da objetividade e humanização do atendimento são sempre bem-vindas e precisam de serviços inovadores, sempre com propostas interessantes.

Quer saber como melhorar o procedimento de biópsia nos seus pacientes? Então confira as nossas dicas neste post!

Orientação detalhada do procedimento

Muitas queixas dos pacientes se relacionam a forma como é conduzida a biópsia. Não existe um esclarecimento das etapas dos procedimentos, e os pacientes ficam apreensivos e sem saber o que esperar.

Para resolver essa questão, é importante orientar os pacientes por meio de formulários que detalhem as orientações de preparo e como será o procedimento. Os profissionais que farão o exame devem explicar detalhadamente o que ocorrerá e perguntar ao paciente sobre possíveis dúvidas.

Essa prática tranquiliza os usuários que serão submetidos a esse exame e diminui a ansiedade, garantindo, assim, um procedimento sem interferências maiores.

Minimização do desconforto do exame

A técnica da biópsia exige a retirada de uma amostra biológica para avaliação histológica detalhada, portanto, tende a ser dolorosa. Apesar do melhoramento das práticas, ainda é incômodo, principalmente para pacientes debilitados, acamados ou fracos devido à alguma doença.

VEJA TAMBÉM:  Internet das Coisas na área da saúde: 6 maneiras de adotar

Dessa maneira, é importante investir em recursos que minimizem esse problema, tais como macas mais confortáveis, travesseiros adaptados à anatomia do corpo, ambiente mais iluminado e, se possível, uma música calma e relaxante.

Tecnologias clínicas mais avançadas

Com os conhecimentos científicos mais detalhados e as inovações tecnológicas, é possível melhorar o procedimento de biópsia. Para isso, é importante pesquisar os equipamentos com a melhor relação benefício x risco, fazer um estudo de custo x efetividade e solicitar financiamento dos mesmos.

Quando bem adaptados à realidade do estabelecimento de saúde, os equipamentos clínicos podem favorecer o aumento da demanda de serviços, otimizar as atividades realizadas e diminuir os custos oriundos das tecnologias obsoletas.

Humanização do atendimento

A humanização do atendimento é uma prática indispensável para todos os profissionais de saúde. Trata-se de formalizar uma relação terapêutica de confiança a partir das necessidades biopsicossociais de paciente e manter a eficiência nos processos.

Significa entender as emoções do paciente, acolher seus sentimentos e propor terapias que melhorem o cuidado assistencial de forma integrada e eficaz. Além disso, os olhares para o paciente devem ser mais amplos e não somente no quesito fisiopatológico ou durante o exame de biópsia.

Procedimentos de biópsia são recursos utilizados para confirmar um diagnóstico que facilitará a tomada de decisão clínica. Todavia, os sentimentos que envolvem a realização desse exame são de receio, medo da incisão, dentre outros preconceitos. Sabendo disso, os gestores devem implantar medidas que assegurem um correto procedimento, sem deixar de considerar as necessidades emocionais dos pacientes.

VEJA TAMBÉM:  Telerradiologia: descubra o que é e como aplicar no laboratório

E você, conhece mais alguma dica para melhorar o procedimento de biópsia? Está interessado por assuntos dessa área? Então assine nossa newsletter e fique sempre atualizado!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *