Índice de rentabilidade: os segredos para aumentar o poder da sua clinica

Índice de rentabilidade: os segredos para aumentar o poder da sua clínica

Muitas pessoas utilizam o termo rentabilidade sem entender realmente o que significa. Ele é o percentual de remuneração diante do capital que você investe em seu consultório ou clínica. Para definir se um investimento é rentável, ele deverá te dar um retorno relativamente grande comparado ao que você investiu.

Por isso, foi criado um índice de rentabilidade. É a partir do seu lucro líquido dividido pelas despesas que você define grosseiramente o quão rentável sua clínica foi durante determinado período. Quanto maior esse valor, mais rentável seu negócio. Por isso, confira a seguir algumas dicas para aumentar o poder da sua clínica!

1. Elabore um plano financeiro para clínica

Com um bom planejamento, você consegue mitigar as maiores despesas em parcelas de longo prazo para garantir a rentabilidade, mesmo quando o volume de endividamento ainda é alto.

Você deverá ter total controle sobre seus ganhos e despesas, cortando sempre que possível os gastos desnecessários e prevendo a sazonalidade da demanda por sua clínica, para prevenir potenciais perdas de receita.

2. Tenha sempre em mente a sua taxa de lucro e a taxa de custos operacionais

Estabeleça seus custos fixos e variáveis para que você precifique corretamente seus procedimentos e consultas. Fixe um percentual máximo para esse tipo de despesa.

Determine também a margem de lucro que você deseja para também incluir nos procedimentos. Um dos fatores que matam a rentabilidade é o profissional não calcular sua taxa de lucro e pensar que o lucro é o dinheiro que resta depois de pagar todas as dívidas.

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3. Invista em marketing

Muitos profissionais da saúde são bastante resistentes ao investimento em marketing, pois pensam que essa é uma forma de mercantilizar a saúde ou de atestar a falta de qualidade do atendimento.

Há ainda aquela visão tradicional que a fama do profissional de saúde se faz no boca a boca somente. No entanto, há estratégias de marketing, como o marketing de conteúdo, no qual você informa o paciente ao mesmo tempo em que divulga sua clínica, suas ideias para o campo da saúde. Essas estratégias focam nas pesquisas no Google, primeiro local onde seu paciente busca um consultório.

4. Tenha presença nas redes sociais

As redes sociais hoje são essenciais para a interação humana. Seus pacientes certamente têm um perfil no Facebook e procurarão a sua página para curtir. Assim, nas redes sociais, eles terão um acesso fácil a informações como seu telefone, seu endereço e um chat para comunicar com você.

5. Anuncie em jornais de bairros locais

Todo mundo gosta de comodidade. Por isso, frequentemente, seus pacientes procurarão uma clínica que seja mais perto do local de trabalho ou de moradia para evitar o deslocamento. Uma ótima forma de atingir esses pacientes é anunciando em jornais de bairro locais.

6. Firme convênio com empresas locais

Como já foi dito, as pessoas procuram profissionais que estejam em uma localização próxima ao trabalho. Para incentivar essa procura, ofereça aos funcionários de empresas perto do seu consultório um desconto para aumentar a atração!

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Para melhorar a rentabilidade, não basta aumentar preços ou investir em procedimentos caros. Há ideias simples e criativas que podem ter um impacto significativo no seu orçamento. Atualmente, a criatividade e a inovação são valores que as pessoas procuram em um negócio, não será diferente com sua clínica!

Quer entender melhor como aumentar o índice de rentabilidade de sua clínica? Deixe o seu comentário aqui no nosso post!

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