Telediagnóstico e mais: conheça os campos da telemedicina

Muitas vezes fazer diagnósticos na clínica é um grande desafio. Além dos custos com equipamentos e material, você precisa contatar especialistas e encaminhar os resultados para esses profissionais, o que demanda muito tempo e dinheiro.

Com o avanço da tecnologia, a medicina tem evoluído rapidamente. Uma grande inovação na área é a telemedicina, que consiste na oferta de serviços a distância, possibilitando que o atendimento médico ultrapasse a barreira do deslocamento. Essas medidas têm sido cada vez mais favoráveis para otimizar os diagnósticos e reduzir custos.

Ficou interessado em conhecer melhor o telediagnóstico e outros campos da telemedicina? Continue a leitura deste post e saiba mais!

Por que é importante conhecer mais sobre a telemedicina?

A telemedicina é uma grande tendência na área médica. Ela é uma ferramenta complementar, que responde a diversas necessidades dos profissionais da saúde.

Além de propiciar agilidade, a telemedicina gera praticidade e precisão para o tratamento, pois ela possibilita que médicos altamente capacitados possam compartilhar conhecimentos para oferecer um atendimento completo e especializado. Assim, os diagnósticos são mais certeiros e os projetos terapêuticos mais efetivos.

Dessa forma, conhecer um pouco mais dessa área em expansão é uma medida importante para aprimorar os serviços de saúde disponibilizados aos pacientes. Que clínica não deseja oferecer um serviço de qualidade, ágil, de acesso facilitado, que contemple um público-alvo maior e com menos custos?

Quais são os principais campos da telemedicina?

O uso do acesso remoto nas áreas da saúde já é muito amplo e está em contínua expansão. Veja a seguir as principais áreas em que a telemedicina vem se destacando.

Telediagnóstico cardiológico

Um dos serviços mais destacados da telemedicina é o telediagnóstico, transmitido por meio da tecnologia da informação e comunicação. Ele permite o acesso de moradores de locais distantes dos grandes centros urbanos a diversos exames médicos. Além disso, ainda gera mais agilidade para a equipe médica desenvolver a proposta terapêutica.

VEJA TAMBÉM:  As vantagens de utilizar o neuromarketing em seu laboratório

Uma das principais modalidades de exames que podem ser feitos a distância é o tele-eletrocardiograma. Nele, a empresa disponibiliza o aparelho específico para o exame e o paciente realiza o procedimento em qualquer localidade, com o apoio de um técnico.

O material é enviado pela internet à empresa especializada em telemedicina e a equipe de saúde avalia esse conteúdo. Em seguida, os profissionais emitem o laudo a distância, que retorna ao paciente rapidamente.

O serviço de tele-eletrocardiograma inclui ECGs, MAPA e Holter e também permite a discussão de casos clínicos on-line. Isso possibilita o reconhecimento antecipado de diversos problemas cardíacos como hipertensão, infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas, entre outras.

Teleoncologia

Outro ramo da medicina que também já está sendo beneficiado pela telemedicina é o oncológico. Com o auxílio da tecnologia, os pacientes podem consultar equipes de médicos especializados sem precisar se deslocar para o consultório/hospital. Além disso, podem fazer agendamentos e solicitar revisão de laudos on-line.

Na teleoncologia, o clínico encaminha todo o histórico e os exames do paciente via internet para os profissionais especializados na área que realizam teleatendimento. Após a análise preliminar desse conteúdo, uma consulta para obter uma segunda opinião é agendada e realizada. Por fim, toda a análise e os laudos são enviados ao médico, que oferece um retorno ao paciente com os resultados apontados.

Teleoftalmologia

Com o objetivo de identificar problemas de vista, prevenir cegueiras, entre outras doenças, a teleoftalmologia promove o atendimento a distância via videoconferência. Dessa maneira, o médico pode interagir com o paciente, trocar dados e analisar exames realizados por equipamentos de diagnóstico oftalmológico.

VEJA TAMBÉM:  O que preciso saber sobre laudo à distância?

Com o auxílio da teleoftalmologia, muitas doenças ligadas à visão podem ser diagnosticadas em fase inicial, viabilizando um melhor tratamento e aumentando as chances de cura. A medida também gera comodidade para o paciente e facilidades para a equipe médica.

Telenfermagem

A telenfermagem envolve tanto o trabalho da enfermagem realizado por meio de acesso remoto quanto a estratégia de capacitação desses profissionais a distância. A telemedicina aparece como um complemento das atividades, contribuindo para o atendimento ao paciente de forma dinâmica e superando as limitações do espaço.

A formação contínua em saúde a partir da educação a distância permite justamente que esses agentes de saúde estejam mais preparados para oferecer um bom tratamento aos pacientes. Os recursos tecnológicos viabilizam o diálogo entre profissionais, videoconferências, teleconsultorias e discussões de casos em equipe sem gerar dificuldades e despesas com deslocamento.

Teledermatologia

A telemedicina expandiu seus horizontes também para a prática dermatológica. A teledermatologia permite a realização de exames e de diagnósticos com precisão e agilidade. A busca por uma segunda opinião médica também se torna muito mais fácil com os recursos tecnológicos.

A teledermatologia pode ocorrer a partir de teleconsultas pela teletriagem, interconsulta e também quando o agente de saúde precisa de uma segunda opinião. Nesse sistema, o especialista não precisa estar presente, basta que ele esteja acessível por meio virtual. Em alguns casos, o contato entre profissionais é simultâneo à consulta. Em outros, ele ocorre após o atendimento presencial.

Telerradiologia

A radiologia é a área médica que utiliza raios-X com foco na remediação e promoção da saúde. Historicamente ela tem trazido muitas contribuições para a medicina, ao permitir a realização de diagnósticos e um acompanhamento efetivo do estado do paciente.

Na telerradiologia, um técnico realiza a captura das imagens digitais e os envia para o especialista por meios informatizados. Esse profissional analisa o material, diagnostica e envia os resultados, sendo todo esse processo realizado a distância. A precisão da avaliação é a mesma, já que todo o material é digital.

VEJA TAMBÉM:  O que é telediagnóstico? Descubra tudo sobre a inovação das clínicas

Laudo a distância

A telemedicina permite que os médicos recebam os documentos e exames dos pacientes por meio de dispositivos informatizados. Assim eles podem analisar o material e emitir seu parecer com a assinatura digitalizada, enviando o laudo por e-mail ou algum outro canal de comunicação.

A emissão de laudos a distância possibilita complementar a rede de assistência à saúde, facilitando a realização de diagnósticos rápidos e precisos. Muitas doenças são mais facilmente solucionadas se detectadas precocemente.

Assim, a telemedicina contribui muito nesse aspecto. Além disso, o laudo a distância proporciona praticidade e gera uma imagem positiva para a clínica. A instituição de saúde se atualiza e continua oferecendo um excelente cuidado para seus pacientes, tendo profissionais altamente capacitados.

A telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço na área da saúde por meio da inclusão do acesso remoto em serviços de cuidado. Dentro dela, encontramos vários outros campos, como o telediagnóstico, a teleoncologia, a teleoftalmologia e a telerradiologia.

Todos esses serviços proporcionam mais agilidade e praticidade no atendimento em saúde e minimizam despesas com deslocamento e dispêndio de tempo na localização de especialistas. O processo é bastante eficiente, protege o sigilo médico, viabiliza diagnósticos precoces e possibilita que você possa atender a um público maior e mais variado.

Empregar a tecnologia em favor da sua clínica é fortalecer sua posição no mercado, reforçando o seu compromisso com a saúde e a ética profissional. Gostou de conhecer mais sobre o acesso remoto aplicado à clínica e à área médica? Aproveite para baixar nosso e-book sobre telemedicina e se torne um expert no assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *