Você acha que parada cardíaca e infarto são a mesma coisa? Entenda a diferença entre eles.

Como você sabe, o coração é o responsável por fazer o sangue circular pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes, mas também precisa de sangue para funcionar. Se ocorre a obstrução de uma artéria que alimenta o órgão, a região relacionada pode morrer. Isso é o infarto do miocárdio, o músculo do coração.

O músculo cardíaco aguenta no máximo três minutos sem suprimento de sangue, começando a morrer, diminuindo gradativamente a chance de sobrevida ao infarto, quando pode ocorrer a parada cardíaca.

A parada cardíaca é quando o coração pára de bater. Entre suas possíveis causas, o infarto é a mais comum, mas a insuficiência cardíaca, um coágulo nos pulmões, um desequilíbrio eletrolítico de potássio ou magnésio, um choque ou trauma (como um golpe no peito ou uma overdose de drogas), também podem comprometer os batimentos do coração.

Quando uma pessoa sofre de parada cardíaca, é fundamental cuidar dela rapidamente. Em alguns casos, é possível reverter o quadro. Ligue para a emergência imediatamente (SAMU 192).

VEJA TAMBÉM:  Curativo a vácuo: 5 motivos para utilizar essa tecnologia